JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

sábado, 16 de junho de 2018

Do emblemático escritor açoriano Ermelindo Ávila



Homenagem no 100.º aniversário do Comendador Ermelindo Ávila

Categoria: Cidadania

[Cópia da ata da reunião da Câmara Municipal das Lajes do Pico, a 17 de setembro de 2015.]

O senhor Presidente da Câmara apresentou a seguinte proposta:
"Ermelindo dos Santos Machado Ávila, nascido nas Lajes do Pico a 18 de setembro de 1915, filho de Francisco Machado Ávila e de Elvira Ermelinda dos Santos Madruga Ávila, é o mais velho de sete imãos.
Frequentou o Seminário de Angra onde concluiu o curso preparatório e o primeiro ano de Filosofia (1927-32).

Iniciou a sua colaboração jornalística na revista Eco Cedrense (Faial), estendendo a sua colaboração ao jornal O Dever no ano de 1932 onde, pela mão do antigo diretor Pe. Xavier Madruga, se iniciou no jornalismo.
Cedo iniciou a sua dedicação à causa pública, tendo sido nomeado administrador do concelho das Lajes do Pico e Presidente da Comissão Administrativa da Câmara Municipal em 1940 e foi nomeado Presidente da Câmara Municipal em 1941. Aposentou-se em 1984 como Assessor Autárquico do Município das Lajes do Pico, tendo recebido a Medalha de Prata do Concelho, pelos bons serviços prestados durante 46 anos.
Em 1995 foi-lhe atribuída a insígnia de Comendador da Ordem de Mérito, pelo Presidente da República, Dr. Mário Soares. Nas comemorações dos 500 anos do concelho, a Câmara Municipal das Lajes do Pico agraciou o Comendador com a entrega da Chave Número Um do concelho e em 2011 a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores atribuiu a Insígnia Autonómica de Reconhecimento. 
Historiógrafo e autor de mais de três dezenas de livros sobre a história e os costumes socioculturais da ilha do Pico e das suas gentes, dando especial destaque ao fenómeno da baleação que em muito distinguiu este concelho, mencionada na obra "Balada das Baleias", na qual, em conjunto com Sérgio Ávila e Sidónio Bettencourt, espalhou pelo mundo o retrato da vida e obra desses grandes homens, os baleeiros.
No livro "Lajes do Pico - Primeira Povoação da Ilha", publicado em 2011, o autor promove a sua terra e as suas gentes numa apresentação de documentários que falam das pessoas e das Lajes do Pico e ainda uma compilaçao de artigos sobre bustos e monumentos. Outra das obras literárias do autor que se distingue é o livro "Figuras e Factos", em que o autor reúne artigos de vários jornais que caracterizam personalidades distintas e gente popular que de alguma forma o marcaram.
Ermelindo Ávila proferiu diversas conferências, quer nos Açores, quer junto das comunidades emigrantes radicadas no Canadá e nos Estados Unidos da América, onde espalhou a sua paixão pela história e pelas gentes da ilha do Pico, sendo sempre respeitado e admirado por todos.
Atualmente, com os seus 100 anos de idade, continua ativo, mantendo crónicas semanais nos jornais locais, sendo os seus escritos reproduzidos em diversos órgãos de imprensa escrita e radiofónica, tanto em Portugal como na Diáspora.
Sidónio Bettencourt escreveu que "Aos 100 anos, Ermelindo Ávila celebra a vida, a família, a Ilha, o jornalismo; celebra tudo o que não cabe num breve texto ou numa colectânea de textos breves, pois a sua dimensão enquanto cidadão, homem da igreja, investigador, jornalista, autarca, historiógrafo, literato e ilhéu dos Açores, vai muito para além de qualquer palavra de circunstância.".
Assim, proponho que:
A Câmara Municipal das Lajes do Pico promova uma homenagem ao Comendador Ermelindo Ávila, ilustre figura lajense, na comemoração do seu 100º aniversário, através da realização de uma sessão pública no Auditório do Museu dos Baleeiros, no dia 18 de setembro de 2015, pelas 20h30, na qual é palestrante o Dr. Laborinho Lúcio que foi Ministro da Justiça e Ministro da República para a Região Autónoma dos Açores, para falar sobre a vida e a obra do homenageado."
O executivo tomou conhecimento e deliberou por unanimidade concordar com a proposta do senhor Presidente da Câmara.
Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário