JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

domingo, 12 de agosto de 2018

Homenagem ao grande ativista Dr. José Orlando Bretão

BAGOS D' UVA

José Orlando Bretão
Estudioso do Teatro Popular Terceirense

Aquele que maior contribuição deu ao estudo do fenómeno terceirense que são as Danças e Bailinhos de Entrudo, apesar de já ter partido, há anos, é sempre lembrado quando chega a época do Carnaval.


Sem dúvida que José Orlando Bretão, foi quem deu o maior contributo para o seu estudo, verdadeiramente cientifico, técnico e histórico. E, igualmente quem mais divulgou esta forma de teatro popular, junto das maiores autoridades nacionais do teatro que desconheciam a força, valor e interesse desta manifestação cultural da ilha Terceira, nos Açores.

Pena que a obra que projectou, de 5 ou 6 volumes tenha ficado por 2. Já não é a primeira vez que tal acontece.

É ver-se o que aconteceu com uma outra obra excepcional, ofícios antigos subsistentes nas Ilhas dos Açores, do Dr. Franz - Paul de Almeida Langhans, que até andou perdida por tipografias.

Qualquer destes, notáveis, autores deixaram-nos generosamente estas obras, pelo que, não cumprir os seus desígnios será uma vergonha, ainda mais quando se constata, quantas obras foram editadas com dinheiros públicos e pagos direitos aos seus autores.

Assim, entendemos, numa altura propícia em que lembramos homens como José Orlando Bretão, que se deve cumprir os seus desejos e instruções que deixou.

2."Adesão dos turistas podia ser maior. É pouco conhecido. Este museu neste momento está no processo de entrar na rede de museus dos Açores e oxalá que a partir daí seja mais conhecido", salientou, em declarações à Lusa, César Toste, presidente da Junta de Freguesia das Lajes, responsável pelo espaço.

Há cerca de 10 anos, o anterior presidente da junta de freguesia adquiriu uma casa típica do Ramo Grande (zona onde se inclui a vila das Lajes) e criou um museu, sobretudo com doações de pessoas de toda a ilha e emigrantes, e com os acervos de dois investigadores das danças e bailinhos de Carnaval da ilha Terceira, Augusto Gomes e José Orlando Bretão.  

Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário