JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

quinta-feira, 23 de maio de 2019

O que você pensa dos Blogues? - Evelyn Daiana Blogging


O que é um blog e qual a diferença entre um blog e um site?

Publicado em - 14/03/2019
 Evelyn Daiana Blogging

Muitas vezes as pessoas nos perguntam sobre o que é um blog e por que ele é diferente de um site? Se você está pensando em começar um blog ou um site, entender esses termos ajudará você a atingir suas metas.

Neste guia para iniciantes, vamos explicar o que é um blog e por que ele é diferente de um site tradicional. Também falaremos sobre cenários de uso, com exemplos do mundo real e seus benefícios.
O que é um blog?

Um blog é um tipo de site em que o conteúdo é apresentado em ordem cronológica inversa (o conteúdo mais recente aparece primeiro). O conteúdo do blog é muitas vezes referido como artigos ou “posts do blog”.

Blogs geralmente são gerenciados por um indivíduo ou um pequeno grupo de pessoas para apresentar informações em um estilo de conversação. No entanto, agora existem vários blogs corporativos que produzem muito conteúdo informativo e de estilo de liderança e modo de pensar.

Posts típicos de blog também têm uma seção de comentários onde os usuários podem responder o artigo.

História dos Blogs

Blogs evoluíram a partir de diários on-line em meados dos anos 90. Naquela época, os usuários da Internet já estavam gerenciando páginas pessoais onde publicaram atualizações regulares sobre suas vidas pessoais, idéias e comentários sociais.

O termo web log foi usado pela primeira vez no final dos anos 90, que mais tarde se tornou “weblog“, e, finalmente, apenas “blog“.
Devido ao crescente número dessas páginas, várias ferramentas começaram a aparecer, o que facilitou a criação de diários e blogs on-line. Essas ferramentas ajudaram a popularizar os blogs e tornaram a tecnologia acessível para usuários não técnicos.

Em 1999, foi lançado o popular site de blogs Blogger.com, que foi posteriormente adquirido pelo Google em fevereiro de 2003.

No mesmo ano, o WordPress lançou sua primeira versão como uma plataforma de blogs em maio de 2003.

Hoje, o WordPress é a plataforma de blogs mais popular do mundo, com mais de 30% de todos os sites na Internet.

Qual é a diferença entre blog e site?

Blogs são um tipo de site. A única diferença real entre um blog e outros tipos de site é que os blogs são atualizados regularmente com novos conteúdos, que são exibidos em ordem cronológica inversa (posts mais recentes primeiro).

Os sites típicos são de natureza estática, em que o conteúdo é organizado em páginas e não são atualizados com frequência. Considerando que um blog é dinâmico, e geralmente é atualizado com mais freqüência. Alguns blogueiros publicam vários novos artigos por dia.

Os blogs podem fazer parte de um site maior. Muitas vezes as empresas têm uma seção de blog onde criam regularmente conteúdo para informar e educar seus clientes.

Você pode usar o WordPress para criar tanto um site quanto um blog, e é por isso que muitos empresários usam o WordPress para criar o site ou o blog de suas empresas.

Segue uma breve lista de grandes empresas que utilizam o WordPress:

Em termos simples, todos os blogs podem ser um site ou parte de um site. No entanto, nem todos os sites podem ser chamados de blogs.

Por exemplo, o blog da ShiftMind é um blog que é parte de um site. Nosso site tem outro conteúdo que é publicado em um formato que não é de blog, como páginas, formulários, landing pages e páginas de contato.

Blog ou site – Qual é o melhor?

Como iniciante, você pode estar se perguntando se deve começar um blog ou um site, qual é o melhor? Para ser honesto, a resposta a essa pergunta depende realmente de quais são seus objetivos.

Muitas empresas ao redor do mundo têm sites tradicionais feitos de apenas páginas e nenhum blog. Esses sites pequenos geralmente são criados para criar uma presença na Web informativa para uma empresa, organização ou indivíduo.
Por outro lado, mais e mais empresas estão percebendo o potencial de um blog em sua estratégia de marketing. Eles estão adicionando uma seção de blog separada aos seus sites tradicionais e usando-a para obter mais tráfego dos mecanismos de pesquisa.

Qual é a diferença entre posts e páginas?

O WordPress é a plataforma de blogs mais popular e um poderoso sistema de gerenciamento de conteúdo. Por padrão, ele vem com dois tipos de conteúdo: posts e páginas. Muitas vezes os iniciantes ficam confusos entre os dois.

Os posts do blog são exibidos em ordem cronológica inversa (da mais recente para a mais antiga) na página do seu blog, porque são conteúdo oportuno, o que significa que os usuários precisarão aprofundar a navegação para exibir os posts mais antigos.

As páginas são conteúdo do tipo estático, como sua página Quem Somos, página de contato, páginas de produtos ou serviços, página inicial e muito mais.
Geralmente, as páginas são usadas para criar uma estrutura e o layout de um site. Mesmo os blogs podem ter páginas.

Por que as pessoas blogam? Quais são os benefícios de um blog?

Cada blogueiro individual tem sua própria motivação para blogs. Muitos deles usam isso como uma alternativa para manter um diário. Os blogs fornecem um espaço para compartilhar sua criatividade e ideias para um público mais amplo.
As principais marcas e empresas criam blogs para educar seus clientes, compartilhar notícias e alcançar um público mais amplo. Blogar é uma parte essencial da estratégia de marketing on-line para muitas empresas.

A seguir estão apenas alguns benefícios dos blogs:

Fornece uma forma organizar seus pensamentos e ideias

Permite mostrar suas habilidades, criatividade e talentos

Ajudar as pessoas a se tornarem uma autoridade em seu setor

Ajuda você a se socializar com pessoas interessantes que pensam como você

Muitos blogueiros ganham dinheiro com seus blogs usando vários métodos de monetização

As empresas usam o blog para trazer mais clientes em potencial para seus sites

Organizações sem fins lucrativos podem usar blogs para aumentar a conscientização, realizar campanhas nas redes sociais e influenciar a opinião pública

Quais são alguns exemplos de bons blogs?

O mundo dos blogs é um universo enorme!

Milhões de indivíduos e empresas de todo o mundo têm blogs. Isso significa que existem blogs sobre praticamente qualquer assunto que você possa imaginar.

Aqui estão alguns bons blogs que você pode conferir como exemplo. Escolhemos os melhores blogs em diferentes setores para ter uma ideia de como os blogs são diversificados.

Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário